CHECK-UP COVID-19
com recolha presencial ou ao domicílio
PORQUE DEVO AGENDAR UM CHECK-UP PÓS COVID-19?

Através deste check-up, poderá usufruir de um acompanhamento especializado, para o(a) apoiar durante o processo, no conforto de sua casa. 

Com uma vigilância ativa e medidas preventivas tomadas de acordo com os sintomas e sinais de alerta, possivelmente relacionados com a infeção, poderá prevenir, tratar e otimizar a sua saúde sem sair de casa.

Para agendar pode ligar para o +351911744909 ou clicar abaixo.
QUAL A IMPORTÂNCIA DO ACOMPANHAMENTO?

Ao falar com a nossa equipa médica poderá ter um parecer clínico do seu estado de saúde, esclarecer dúvidas e avaliar a necessidade de realização do despiste. 
 

Caso não queria avançar ou não tenha indicação para fazer o despiste/teste, apenas é cobrada a consulta de tele-medicina.

Pode marcar Online clicando abaixo ou ligando para o +351 911 744 909

COMO FUNCIONA?
O médico faz uma avaliação do seu quadro clínico, esclarece as suas dúvidas e passa a prescrição do teste mais indicado.
Após a primeira consulta enviamos-lhe os dados de pagamento correspondentes ao seu pedido e os dados da recolha ao domicílio ou presencial.
Os resultados dos testes são entregues em 2h (PCR rápido e antigénios), até 12h (anticorpos) ou até 48h (PCR normal).
Após receber os resultados fazemos uma segunda telemedicina para o médico avaliar os resultados, dar-lhe indicações e esclarecer dúvidas. 
Caso haja necessidade a nossa equipa faz follow-ups gratuitos para que tenha sempre apoio.
QUAIS OS TESTES DISPONÍVEIS?
SEGUROS DE SAÚDE 

Os nossos serviços podem ser reembolsados ou ter preços vantajosos com a sua seguradora.

Ligue para o +351 911 744 909 ou contacte-nos através de um dos nossos canais e nós ajudamos.
TIPOS DE TESTES
TESTES  DE DIAGNÓSTICO
A deteção da presença do vírus Covid-19 no aparelho respiratório é avaliada através da realização de Testes PCR ou através de Teste de Antigénio, que são capazes de confirmar a presença do vírus, ou seja, determinam se a pessoa tem doença Covid-19 ou não. Estes testes são realizados em laboratórios hospitalares capacitados para o efeito ou outros postos de colheita.
TESTE PCR


O que é?

Os testes de PCR verificam se o vírus SARS-CoV-2, que provoca a doença conhecida como COVID-19, está presente na amostra.
 

Como é feita a recolha?

A amostra para este teste é um exsudado nasofaríngeo colhido com uma zaragatoa (semelhante a um cotonete comprido).
 

Para quem é indicado?

Este teste é indicado para pessoas com sintomas ou que tenham estado em contacto com um caso suspeito ou positivo. Mais comentamos que mesmo o indivíduo assintomático se pode apresentar como COVID-19 positivo e ainda existem outros critérios a ter em conta como os grupos de risco, reintegração na empresa ou em espaços públicos que requisitem este tipo de despiste para segurança das interacções. Poderá ser também indicado para indivíduos que regressaram de outro país ou que têm movimentações em meios de transporte aéreos Nacionais e Internacionais.
 

Quando se deve realizar o teste?

Quando apresenta sintomas, teve contacto com alguém suspeito ou confirmado de estar infetado com COVID-19 ou perante um risco epidemiológico. Pode ainda ser requisitado em caso de ser considerado grupo de risco pela sua profissão ou doença crónicas.

A nossa equipa médica fará a avaliação do seu caso para saber como agir, tirar as dúvidas às suas questões e emitir a prescrição médica se indicado.

O teste deverá ser realizado logo após contacto com um caso suspeito ou positivo.
 

Se voltou de viagem, quando deve realizar?

A realização dos testes é aconselhada após retorno de uma região infetada e passagens em aeroportos. Na consulta de telemedicina poderá esclarecer com o nosso médico qual o melhor dia para realizar o teste e qual o tempo que deverá permanecer em isolamento.
 

O que mostram os resultados?

O resultado deste teste mostra-nos se se há uma infeção ativa num determinado momento.

TESTE PCR RÁPIDO

O nosso teste de PCR rápido é realizado apenas presencialmente no laboratório.

Os resultados são enviados em 2horas.
TESTE PCR NORMAL

O nosso teste PCR regular pode ser realizado com recolha presencial no laboratório ou ao domicílio.

Os resultados são enviados entre 24h a 48h.
TESTE ANTIGÉNIO


O que é?

O Teste de Antigénio (TRAg) é um teste de proximidade “Point of Care”, que utiliza um método imunoenzimático que permite detetar as proteínas (spike) do coronavírus (SARS-CoV-2) responsáveis pela infeção das nossas células. São testes com uma menor sensibilidade do que os testes RT-PCR, contudo permitem identificar rapidamente os indivíduos infetados quando a colheita é realizada nos primeiros dias da doença.
 

Como é feita a recolha?

O teste é realizado pela colheita de amostras do trato respiratório (exsudado da nasofaringe). São realizados de forma rápida, e permitem a obtenção de resultados num curto espaço de tempo.
 

Para quem é indicado?

Os testes são indicados para indivíduos que possam ter estado já em contacto com o vírus, tanto por já terem estado positivos (sintomáticos ou assintomáticos) como por terem tido contacto com um caso positivo. Podem ser indicados também por questões laborais.
 

O que mostram os resultados?

Os testes rápidos são menos sensíveis do que os testes PCR e, portanto, a probabilidade de obter resultados falsos negativos é maior. Ainda assim uma história clínica completa e realização do despiste de Ag reduz a probabilidade de um falso negativo passar despercebido.

Assim, em regra:

  • Um resultado negativo num teste rápido não permite excluir, por si só, uma infeção pelo SARS-CoV-2. O resultado negativo tem de ser avaliado junto com a restante informação clínica e com o enquadramento epidemiológico de cada pessoa, e pode ser necessário realizar um teste PCR.
  • Um resultado positivo num teste Antigénio informa que há uma infeção ativa para a Covid-19 e não carece de confirmação através de PCR


Em que situações deve ser utilizado?

  • Em situações de surto e para testagem repetida de pessoas em situação de risco conhecida, com o objetivo de identificar casos positivos rapidamente e de fazer o seu isolamento para limitar o contágio;
  • Quando a disponibilidade de testes PCR é limitada e/ou os seus resultados demasiado demorados para as necessidades clínicas;
  • Para diagnóstico de doentes sintomáticos, nas fases iniciais da infeção (início dos sintomas inferior a 5-7 dias), quando o vírus se replica rapidamente e a probabilidade de existir no organismo em quantidades elevadas é grande.

 

A possibilidade de realizar testes rápidos em grande número pode assim ajudar a controlar a pandemia, identificando e isolando as pessoas que com mais probabilidade podem espalhar a doença.

Visto que os resultados são obtidos num curto espaço de tempo (em poucas horas) são indicados para profissionais de saúde ou cuidadores diretos “de maior risco de contágio”.

 

Nota de Aconselhamento: Aconselha-se a realização dos TRAg com consulta médica prévia de avaliação de contactos de alto risco, sintomas e risco epidemiológico, porque apesar da prescrição não ser obrigatória, é mais responsável, e o acompanhamento médico individual torna-se essencial na orientação dos procedimentos e novos passos a seguir. Pode também ser importante fator preventivo de ansiedade, simplesmente ter uma alta médica com segurança de que o utente não é o um risco para os demais.

Em situações de possíveis falsos negativos, torna-se imperativa a consulta médica prévia, porque pode haver aconselhamento mais consciente no tipo de Despiste pedido:  PCR vs Ag.
 

Quais as vantagens destes testes?

  1. São testes que apresentam resultados num curto espaço de tempo, podendo ser realizados em situações de grande escala, como por exemplo em escolas, empresas, lares de idosos, residências, volta laboral a escritórios, entre outras a avaliar;
  2. Requerem menos recursos do que os testes RT-PCR, não necessitando de equipamentos de processamento ou material de laboratório;
  3. São Testes mais económico vs. Despiste PCR.


E as desvantagens?

  1. A sensibilidade dos testes rápidos é inferior aos testes RT-PCR. Está dependente da quantidade de antigénios presentes no momento da colheita.
  2. Um resultado negativo não garante a 100% que a pessoa não esteja infetada. Nestas situações é necessária a confirmação e realização de um teste PCR e avaliar todos os outros parâmetros da história clínica que são considerados relevantes.

 

TESTE AVALIAÇÃO IMUNOLÓGICA

O que é?

Os testes da imunidade avaliam os anticorpos de cada indivíduo e permitem avaliar o sistema imunitário e a reação às estirpes existentes do CoronaVirus.

Este teste permite avaliar se existe um “combate a uma infeção activa” e permite ainda avaliar a memória imunitária em caso de contacto anterior.

O IgM é um anticorpo de Fase Aguda (detetável a partir dos 5-7 dias após estar infetado). Este avalia a resposta ativa de anticorpos contra a COVID-19, significa que o corpo está a produzir anticorpos para combater uma infeção ativa.

O IgG é um anticorpo de fase crónica (memória imunitária). Avalia a memória imunitária e dá-nos informação sobre contactos prévios com o vírus. Significa que avalia se o nosso corpo tem anticorpos criados por um contacto prévio que possam ajudar a combater/proteger contra uma infeção/contacto com o Virus no futuro.

Como é feita a recolha?

A amostra para este teste é recolhida através de amostra sanguínea.

Para que serve?

Os testes serológicos servem para avaliar se um utente teve contacto com o vírus e se desenvolveu uma possível imunidade parcial. São importantes para questões de avaliação de imunidade pessoal e/ou comunitária e para efeitos de reintegração laboral.

Para quem é indicado?

Os testes são indicados para indivíduos que possam ter estado já em contacto com o vírus, tanto por já terem estado positivos (sintomáticos ou assintomáticos) como por terem tido contacto com um caso positivo. Podem ser indicados também por questões laborais.

O que mostram os resultados?

Os resultados mostram se há anticorpos a serem fabricados, caso haja uma infeção ativa ou se existe uma memória imunitária, caso tenha existido contacto com o vírus anterior.

O significado imunizante destes anticorpos não está ainda definido, encontrando-se pendente de aprovação científica internacional. Significa que ainda é desconhecido se existe um nível de anticorpos que poderá indicar uma imunidade total contra o vírus, estando apenas verificada uma imunidade parcial, ou seja, o corpo cria os anticorpos que combatem o vírus e ajudam a prevenir uma infeção grave.

  • IgM e IgG negativos: Não houve contacto com o vírus.
  • IgM positivo e IgG negativo: Está ou esteve há poucos dias com uma infecção aguda primária.
  • IgM e IgG positivos: Sofreu uma infecção recente de dias ou semanas.
  • IgM negativo e IgG positivo: Entrou em contacto com o microrganismo numa infecção anterior, desenvolvendo memória imunitária.

Pode fazer só um dos testes serológicos?

Caso nunca tenha realizado nenhum teste de despiste de Covid-19 é recomendado que realize o teste serológico aos dois anticorpos (IgG e IgM). Ao requisitar apenas um dos anticorpos aconselhamos que seja o IgG. É de salientar que deve seguir o aconselhamento médico da consulta de telemedicina. Se teve contacto com um caso suspeito ou positivo deverá realizar o teste PCR.


TABELA DE PREÇOS
LOCAIS DO TESTE

- LOCAIS PARA RECOLHA PRESENCIAL -
OUTROS CHECK-UPS
 
Marque online através do nosso site http://reservar.fcsaude.pt
de reservas em 
Contacte-nos através do +351 911 744 909
por chamada ou whatsapp.
TESTEMUNHOS
“Excelente serviço e equipa muito profissional. Um obrigado especial ao Dr. Miguel por todo o apoio que deu à minha família numa altura tão crítica!”

— Nuno Silva
“Competência e eficiência ímpares! Profissionais de confiança! Agora, podemos viver mais tranquilos, com Ferreira da Cunha Saúde ao nosso alcance. Minha mãe deixou de andar, mesmo em casa; mas, depois de beneficiarmos destes preciosos cuidados médicos, até à rua já vai sozinha, com 91 anos. Bem hajam, a todos em geral, e ao Dr. Miguel em particular!.”

— Nídia Pereira
“Todo o processo desde, o pedido de consulta ágil, o profissionalismo do médico que realizou a consulta no domicílio e o acompanhamento da evolução ao tratamento indicado, merecem esta cinco estrelas.”

— Gonçalo Carmo

Subscreva a nossa Newsletter
e fique a par de todas nossas novidades e ofertas

Subscreva a nossa Newsletter e seja o(a) primeiro(a) a conhecer as nossas novidades, ofertas e promoções. 
Descubra ainda os artigos de saúde e bem-estar que os nossos profissionais escrevem para poder ter informação fidedigna diretamente dos especialistas.

FC Saúde